
As exportações brasileiras de carne de frango seguem em ritmo acelerado e podem atingir um novo recorde em 2025, apontam estudos recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. O desempenho é especialmente relevante considerando o impacto do caso de gripe aviária detectado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul em maio deste ano.
Segundo o Cepea, setembro registrou o maior volume exportado nos últimos 11 meses. Os resultados parciais de outubro indicam que o ritmo diário de embarques está 9,6% acima do registrado em setembro e 16% superior ao mesmo mês de 2024, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Um dos fatores que tem impulsionado esse crescimento é a retomada das compras da União Europeia, que vem aumentando gradualmente o volume de importações de frango brasileiro. Essa recuperação foi fundamental para restabelecer o ritmo de exportações ao patamar anterior ao incidente de gripe aviária.
Apesar do cenário positivo, as vendas para a China ainda permanecem suspensas, limitando o potencial total de crescimento. Caso o país asiático retome suas importações, o volume exportado poderá ganhar ainda mais impulso.
FONTE: https://conexaosafra.com/avicultura/exportacoes-de-carne-de-frango-podem-bater-recorde-em-2025/