A China Merchants Group deu um passo significativo rumo à descarbonização do transporte marítimo com o lançamento do New Aden, o primeiro superpetroleiro de grande porte equipado com tecnologias sustentáveis. Construído pela Dalian Shipbuilding Industry Company (DSIC), o navio impressiona não apenas por suas 300 mil toneladas, mas por incorporar quatro velas rígidas de 36 metros, feitas de fibra de carbono e operadas por um sistema automatizado que aproveita a força do vento para aumentar a eficiência energética.
Projetado para operar nas rotas entre o Oriente Médio e o Extremo Oriente, o New Aden representa um avanço no setor naval ao combinar inovação tecnológica com responsabilidade ambiental. A expectativa é que a embarcação reduza em cerca de 9,8% o consumo anual de combustível e evite a emissão de aproximadamente 2.900 toneladas de carbono, contribuindo para metas globais de sustentabilidade.
Além das velas inteligentes, o superpetroleiro é equipado com modernos sistemas de controle de emissão de óxidos de enxofre (SOx) e óxidos de nitrogênio (NOx), atendendo aos padrões internacionais EEDI (Energy Efficiency Design Index) e EEXI (Energy Efficiency Existing Ship Index), que regulam as emissões de navios. Essas tecnologias tornam o New Aden um modelo de referência para a próxima geração de embarcações comerciais.
O lançamento reforça o papel da China como protagonista na transformação ecológica do transporte marítimo, unindo escala, eficiência e compromisso ambiental.
Fonte: O Executivo Marítimo – “China Entrega Primeiro VLCC Equipado com Quatro Velas Rígidas”.