Brasil mantém estabilidade nas exportações de arroz no terceiro trimestre de 2025

O Brasil encerrou o terceiro trimestre de 2025 com estabilidade nas exportações de arroz, mantendo praticamente o mesmo volume embarcado em relação ao ano anterior. Entre julho e setembro, foram exportadas 464,2 mil toneladas (base casca), frente às 473,2 mil toneladas registradas no mesmo período de 2024, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Apesar da estabilidade em volume, a receita caiu 33,6%, totalizando US$ 126,2 milhões no trimestre. O resultado foi impactado pela queda nos preços internacionais, causada pela postura mais agressiva de grandes exportadores globais, como Índia, Tailândia e Vietnã. Ainda assim, o setor brasileiro conseguiu manter seu ritmo de embarques e consolidar sua presença nos principais mercados compradores, entre eles Senegal, Venezuela e Peru.

As importações, por sua vez, somaram 406,6 mil toneladas no mesmo período, com gasto de US$ 112 milhões, o que representa uma redução de 8,6% no volume e de 46,8% no valor frente ao ano anterior. A maior parte das compras externas (95,6%) correspondeu ao arroz beneficiado pela indústria.

Para ampliar a presença do produto brasileiro no exterior, a Abiarroz, em parceria com a ApexBrasil, tem promovido ações de promoção comercial e missões internacionais. Desde o início do projeto Brazilian Rice, em 2012, o arroz brasileiro já chegou a mais de 100 destinos, posicionando o país entre os 10 maiores exportadores mundiais e fortalecendo a imagem do Brasil como fornecedor confiável e competitivo no mercado global.

FONTE: Brasil mantém estabilidade nas exportações de arroz no 3º trimestre – Noticias R7

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.