Brasil e China deram um passo importante para a integração logística continental ao assinarem um acordo para estudar a viabilidade de um corredor ferroviário bioceânico. O projeto pretende ligar o litoral da Bahia ao Porto de Chancay, no Peru, criando uma rota que atravessa o continente até o Oceano Pacífico. O estudo técnico, conduzido pela estatal brasileira Infra S.A. em parceria com a China Railway, deve ser concluído em até 18 meses.
O projeto inicial prevê que a ferrovia partirá da Bahia, passando por Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até alcançar o Peru. O custo da obra ainda será estimado durante os estudos técnicos. A iniciativa visa facilitar as exportações brasileiras para a Ásia, especialmente para a China, reduzindo tempo e custos de transporte. Com essa nova rota, a logística para o escoamento de commodities do Centro-Oeste — como grãos, carnes e minérios — se tornará mais eficiente, com uma redução de até 10 dias no percurso marítimo, além de incentivar o uso integrado de diferentes modais de transporte.
Além de ampliar a competitividade do Brasil no comércio internacional, o corredor bioceânico pode reposicionar o país como um importante hub logístico entre o Atlântico e o Pacífico. O projeto surge como uma alternativa estratégica ao Canal do Panamá e também contribui para desafogar os portos tradicionais do Sul e Sudeste do Brasil.